quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gestalt e Dança




A dança possibilita a expressão daquilo que não é facilmente compreendido pelo uso de palavras. Por ser uma forma de expressão corporal, e de interação com o meio externo, permite que na fronteira de contato haja a produção de um evento a ser conduzido e objetivado.

Pode-se produzir saúde, a partir da inserção do sujeito numa forma criativa de fechamento de gestalt na própria dança, que permite extrapolar os limites pré-estabelecidos dando margem a criatividade como forma de identificar e peculiarizar cada experiência, sem que seja necessário desvincular a dança de suas regras. Em outras palavras, é tornar possível uma experiência única mesmo obedecendo os critérios da modalidade, e fazer um exercício criativo expandindo os limites da dança.

Dentro do contexto do contato, a dança promove a interação do sujeito ao mundo externo, aumentando a probabilidade e a necessidade de toque, nas diversas modalidades de danças, contato, pela realidade de expressão a outros, bem como a parceria com outros na produção desta arte e dinamizar, ou seja, o dar-se conta de outras possibilidades no sentido de aperfeiçoar o exercício.

Se o sujeito aprender uma modalidade, este vai tentar fechar esta gestalt, e a criatividade é a ferramenta que permitirá que ele possa configurar novas formas de lidar com esta situação e por fim realizar o exercício, ou mudar as formas de tentar realizá-los.

Não obstante, esta forma criativa de vivenciar uma realidade permite que o mover-se seja algo muito mais promissor, no sentido que o individuo, começa a descobrir seu próprio potencial, ao prazer do movimento, alem de expandir seus movimentos ultrapassando seus limites anteriores, aumentando a autonomia dos sujeitos, e favorecendo que o crescimento através da inserção de uma nova perspectiva. Ao perceber que é possível promover seu potencial, uma vez que há o autoconhecimento, o sujeito fica mais seguro em aventurar uma nova situação, pois se sente mais forte para lidar com novas experiências, ou seja, abrir novas Gestalts, quais agora se sente capaz de fechar.

Descobrir a liberdade de poder olhar em outra direção e se dar conta (awareness) que há outras possíveis figuras presentes no fundo, bem como a inversão da figura atual em fundo através desta percepção.

Contudo, dançar não pode ser analisada como uma única alternativa de encontrar-se no ambiente para produzi-lo, mas uma entre tantas outras formas de produção de autonomia. Portanto é preciso que outras experiências também possam compor o processo de crescimento, como por exemplo associar a dança e esportes e vice-versa, danças de finalidade fisioterapeutica.

A produção de saúde consiste na contribuição da dança ao processo de crescimento, proporcionando fechamento de gestalt, e legitimando a autonomia a fim de permitir ao sujeito abrir e fechar novas gestalts.

Referência:

POLSTER, Erving; Miriam. Gestalt Terapia Integrada - Tradução de Sonia Augusto -São Paulo: Summus, 2001

Alunas:

Alice, Débora, Laís e Rose Marcia.

6 comentários:

  1. A dança na gestalt como processo terapêutico possibilita uma expressão de algo que não pode ser traduzido por palavras. Permite que aja na fronteira de contato uma expressão e interação corporal com o meio. Assim a dança pode ser encarada como uma forma criativa para um melhor fechamento da gestalt ou abertura de novas, gerando uma saúde no sujeito e não deixando que ocorra uma rigidez na fronteira de contato.

    Michelle Alves, Paloma Borôto e Renata Gambarini.

    ResponderExcluir
  2. A dança promove prazer e contato, possibilita que a descoberta de pontenciais. A dança proporciona ao individuo novas oportunidades para abrir e fechar novas gestalt pois trabalha com uma forma criativa de expressão. O trabalho apresentado acima exemplificou de forma bastante criativa a relação da dança como um processo terapeutico.

    Elisângela, Jefferson, Juliana, Monique, Rhana

    ResponderExcluir
  3. Vany, Fátima, Ricardo e Wagner

    voces usaram uma proposta muito envolvente, pois nos sentimos parte do seu trabalho por meio da identificação emocional. percebemos as propostas da gestalt no texto e no video, mostrando-nos o aspecto da saude da teoria gestaltica em todos as dimensões e não apenas física. muito emocionante! parabéns!!! os conceitos foram explorados satisfatóriamante.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e criativo o trabalho, o assunto abordado permite uma grande aproximação com os conceitos que são preconizados pela gestalt, a dança permite ao sujeito a sua expressão.É possível também perceber a vivência do aqui e agora, como é demostrado no video claramente.Também permitindo o fechamento da gestalt.Parabéns pelo trabalho.

    Ana Paula Lorenzo, Ana Paula Sossai, Claudinéia Campos, Geiciara Soares, Larissa Durão e Thayla Bonfante.

    ResponderExcluir
  5. A dança é uma forma do individuo expressar seus sentimentos, expressando o seu momento, o aqui-e-agora. A dança permite o contato com o outro, elevando seu self e assim permitindo que o individuo feche e abra gestalt de maneira que possa descobrir o seu potencial e desse modo se abrir para novas possibilidadesde maneira criativa. O trabalho deixou claro a utilização da dança num processo terapeutico.




    Carla Oliveira Souza Cardoso, Josele Girondolli, Rafaela Gonçalo Brandy.

    ResponderExcluir
  6. A partir do estabelecimento da fronteira de contato, o sujeito tem a possibilidade de deixar-se conduzir e ultrapassar seus limites, de modo que saia de uma posição fixa, e abra espaço para novas formas de vivências, não encancaldas na obsolescência. A flexibilidade presente em cada passo possibilitado pela dança faz com que o indivíduo seja livre e produza novas relações naquele determinado presente. Essa liberdade produzida permite ao sujeito liberdade de escolhas sem fixação a um único foco. O prazer proporcionado no aqui agora pela dança leva a construção de uma relação do sujeito com sua vivência, com o meio em que vive. Essa relação quando conduzida por esses caminhos leva a produção de saúde e bem estar. Leonora Müller/Ana Cláudia Bolzani

    ResponderExcluir